Primer para Sublimação

SUBLIMAÇÃO EM ALGODÃO CLARO E ESCURO.

Para obter o boletim técnico clique aqui.

Já pensou em  fazer uma estampa bem colorida, com alta definição e com toque macio no tecido de algodão, que não fosse pelos métodos tradicionais, como cromia, simulado ou indexado? Provavelmente você já pensou como seria bom se a sublimação digital fosse possível em tecidos de algodão claros e escuros. Foi pensando nisso que a TOP COLOR TINTAS desenvolveu esse incrível e exclusivo produto: TOP PRIMER PARA SUBLIMAÇÃO, um primer com a finalidade de possibilitar a sublimação no algodão, unindo dois processos muito utilizados: o silk-screen e a sublimação. Agora com apenas 01 tela, você poderá fazer uma estampa com resolução digital, toque bem macio, cores intensas, excelente resistência à lavagem (suportando mais de 50 ciclos domésticos) e com um ótimo custo de produção.

PASSO 01 – CRIAÇÃO DA ARTE: Para criação da arte não é necessário grandes conhecimentos de separação de cores. Basta ter uma imagem com uma resolução legal, recortar o fundo, ou colocar dentro de algum recorte que fique interessante, e salvar esse recorte em curvas fazendo o fundo/base da estampa, para a impressão do único fotolito necessário. Toda área que será sublimada no algodão, precisa ter o TOP PRIMER aplicado, então quando criamos a arte precisamos desse fundo.

PASSO 02 – REVELAÇÃO DA TELA: A tela utilizada é a que você está acostumado para gravar traços, pode ser de 44 a 77 fios. A emulsão também pode ser a mesma que utiliza para aplicação de tintas à base de água.

PASSO 03 – TECIDO ESCURO – APLICAÇÃO DA BASE BRANCA E DO PRIMER: Para tecidos escuros é necessário ter uma base branca antes da sublimação, como sabemos os corantes sublimaticos só são visíveis com fidelidade de cor e resolução, em bases brancas ou claras. Por isso é necessário estampar com a tela na qual o fundo da estampa foi gravado, 2 repiques da tinta HIDROTOP SUPER BRANCO ou a tinta hidro que você tiver em sua estamparia, a secagem é feita com soprador, flash ou mesa térmica entre as aplicações. Após aplicar a tinta branca, basta com a mesma tela, após a devida limpeza da mesma, aplicar o TOP PRIMER PARA SUBLIMAÇÃO com 2 ou 3 repiques e fazendo as secagens durante e depois as aplicações.

PASSO 3 – TECIDO CLARO – APLICAÇÃO DO PRIMER: No tecido claro não é necessário base branca, basta estampar com 1 ou 2 repiques o TOP PRIMER PARA SUBLIMAÇÃO e fazer as secagens com o soprador, flash ou mesa térmica entre as aplicações. O ideal é que o berço ou sua mesa de aplicação não tenha muita cola, para não esticar muito o tecido na hora da retirada da mesa, assim dificultando o registro da folha da sublimação na área a qual o primer foi estampado.

PASSO 4 – REGISTRO DO PAPEL NO TECIDO: Como esse processo é muito novo, nós não desenvolvemos ainda muitas técnicas de registro para que o papel seja facilmente e precisamente colocado sobre a área onde o primer foi aplicado. A técnica mais eficiente até o momento é o recorte do papel impresso com uma impressora de recorte ou de forma manual. Não é necessário recortar o desenho todo, basta recortar 03 pontos do papel rente a arte impressa, assim você já terá os parâmetros necessários para encaixar de forma rápida e precisa.

PASSO 5 – SUBLIMAÇÃO:  A sublimação é realizada com a temperatura de 200 ºC, por 25 segundos. Após a prensagem basta retirar o papel a quente.

Para obter o boletim técnico clique aqui.